CAPACITAÇÃO

Evento encerra a Reunião dos Controladores de Operações Aéreas Militares em SP

Cerimônia ocorreu nessa sexta-feira (04/08), em São José dos Campos (SP)
Publicada em: 08/08/2023 10:32
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha

A cerimônia de encerramento da Reunião dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) foi realizada nesta sexta-feira (04/08), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plinio da Silva Becker.

Estiveram presentes na solenidade o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; e demais Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno ressaltou que com o advento das novas tecnologias de vetores, como o KC-30, o KC-390 e o F-39 Gripen, é fundamental para que os profissionais da FAB estejam preparados para lidar com as novas oportunidades e os novos desafios. “Diante de tal cenário, nossa instituição tem, continuamente, investido e apoiado programas de capacitação, sendo esta reunião uma prova disso. A RACOAM denota uma oportuna ocasião aos participantes para aperfeiçoar as práticas, enriquecer o saber e, sobretudo, aprimorar a doutrina operacional”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.

O Comandante do COMAE parabenizou os controladores de tráfego aéreo pelos resultados alcançados durante o treinamento. “Pude ver a eficiência do nível operacional e prático dos controladores de defesa aérea durante os exercícios, além de atestar a capacidade, o desempenho e o compromisso de todos que estavam envolvidos na RACOAM”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara.

A importância da atividade de defesa aérea para o país foi destacada pelo Diretor-Geral do DCTA. “Defender o  território nacional é a nossa essência e quem faz essa defesa, no primeiro momento, são os controladores de tráfego aéreo através de um trabalho integrado com os meios que o DECEA provê. Tenho certeza que os militares que participaram do treinamento, retornarão para suas Unidades com mais conhecimento”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi agradeceu o esforço e a dedicação dos organizadores e participantes. “A RACOAM é mais do que um torneio, é um exercício operacional, onde houve muita superação, contínuo aprimoramento e a capacitação dos operadores dos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), além do emprego de técnicas e táticas no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro”, pontuou o Diretor-Geral do DECEA.

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de prêmios aos militares que se destacaram nas competições e o troféu à equipe do Centro de Operações Militares do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), que foi a campeã da RACOAM. A Sargento Controle de Tráfego Aéreo Paola Simões de Freitas foi um dos destaques nos Exercícios, tendo recebido quatro medalhas (Maratona Intelectual; Destaque Operacional; Melhor Trabalho em Equipe; e Campeã do Exercício Operacional, que foi dado para toda a equipe do CINDACTA II). “Foi bem emocionante essas premiações. Atribuo esse resultado ao trabalho de toda a equipe, porque estamos sempre nos ajudando. Foi o esforço de todos”, pontuou.

RACOAM 2023

Durante a programação, os militares participaram de exercícios operacionais, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de palestras sobre riscos relacionados à fadiga humana, dinâmicas sobre o trabalho em equipe e simpósio de doutrina operacional, de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.

Clique aqui e assista ao vídeo de encerramento

Fotos: Suboficial Manfrim / CECOMSAER; Soldado Cesar / ICEA

Imagens drone: Major Peixoto / ICEA

Vídeo: Fábio Maciel / DECEA